Saúde: Pilates X Corrida

A corrida é um dos esportes que vem crescendo, e cada vez se tornando mais comum entre pessoas, e o pilates também vem aumentando seu número de adeptos.
A corrida tem muitas semelhanças com o método pilates, por mexer quase todos os músculos do corpo humano.
Na corrida os músculos mais exigidos são membros inferiores que seriam glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps conhecido popularmente como coxa (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida) e a musculatura posterior da coxa e panturrilha também são fundamentais. Membros superiores, como bíceps e deltoide (que fazem o contorno do ombro) também são utilizados.
Mas, como o pilates pode contribuir para o bom desempenho dos corredores?
O pilates tem como principal objetivo fortalecer os músculos do CORE, que é o centro do nosso corpo, reponsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento. O CORE é formado pelos músculos abdominais, paravertebrais, períneo e glúteos. O fortalecimento desta região do CORE, nas aulas de pilates, irá gerar o máximo de forças em nossas extremidades de membros inferiores e superiores, e a proteção da coluna vertebral, dando assim mais equilíbrio e agilidade para o atleta.
As aulas de pilates, também são conhecidas pelos exercícios de alongamento, que ajudam a recuperar e a manter a amplitude de movimento da articulação do quadril, joelho e tornozelos que são muito utilizadas durante a corrida. Passadas amplas, necessitam de boa mobilidade do quadril por exemplo.
O fortalecimento de pequenos músculos estabilizadores da articulação é outro benefício do método, além de exercícios que simulam o movimento da corrida, chegando bem próximo do movimento da passada do corredor, o que torna o pilates um trabalho global e funcional para os corredores.
Segue abaixo uma sequencia de exercícios de alongamento do método pilates, específicos para os músculos dos membros inferiores, mais exigidos na corrida.

 1-alongamento para o quadríceps (coxa)
 2-alongamento da músculatura posterior da coxa, realizando dorsiflexão para alongamento da panturrilha.
 3-4 alongamento para musculatura da cadeia posterior da coxa, e dos paravertebrais
 3-4 alongamento para musculatura da cadeia posterior da coxa, e dos paravertebrais
 5- alongamento do Músculo quadríceps (vasto lateral) e posterior da coxa e panturrilha
 6-alongamento da musculatura do posterior da coxa e panturrilha

Muriel Fioravante
Fisioterapeuta crefito/3 - 121629 - F
Tel:(19) 99871 3312

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